Gelatina com colher de pau

il_570xN.478169271_jm63

Imagem: Etsy

 

Queridas Senhoras,

Mudámos de casa. Os miúdos entraram em escolas novas. Em dois dias, os ambientes em que nos movemos alteraram-se um bocado (bastante), os gestos de todos os dias precisam de ser reaprendidos à luz das novas coordenadas (leia-se evitar bater com as canelas em esquinas e móveis que antes não estavam lá).

Mudar de casa e de escola no espaço de dois dias mais parece um teste de laboratório para medir ansiedades e medos. Não sei o que aí vem mas as primeiras noites correram estranhamente bem, sem fitas para dormir, queixas ou pedidos especiais. Eles parecem ter transitado de uma casa para outra como quem vai do quarto para a sala. É óptimo mas assim fica difícil assumir as minhas próprias fraquezas. Uma dor de cabeça monumental na primeira noite que se instalou do nada assim que pousei a cabeça na almofada. Sou terrível com mudanças, eu sei, mas porquê tantos sintomas físicos? Além da cabeça, o estômago estranho, o corpo todo estranho por ter de reaprender a toda a hora os novos gestos.

Na casa nova ensaiam-se as novas coreografias. Na velha fazem-se coisas pela última vez. Fui buscar um dos derradeiros sacos  de tralha à casa vazia (e tão acolhedora) e pus-me a comer a última gelatina do frigorífico com uma colher de pau esquecida. Não sei para que raio colamos fotografias e recados na porta do frigorífico se um dia vamos estar na situação tão evidentemente chorona de raspar com as unhas a fita-cola, a decidir que histórias daquelas vamos conservar.

Beijinhos a todas,

Céu

P.S. Já depois de ter escrito este post, leio esta crónica de José Tolentino Mendonça na revista do Expresso desta semana.

"Uma casa não é, assim, só o lugar onde escondemos ou disfarçamos o desabrigo do existir: é também a arena onde lutamos com ele; é o palco onde mais nos expomos ao seu olhar; é o laboratório onde o vasculhamos, ampliando-o, detalhando-o, procurando entender a sua complexa morfologia; e é a mesa onde aprendemos, sozinhos ou em companhia, a alimentarmo-nos dele. (...) O que deve guiar a construção das nossas casas, diz Burroughs, é “o instinto doméstico”, e que se pode definir como instinto de sobrevivência; desejo de relação; necessidade de abrigo; de amor a um lugar do mundo, mínimo que seja, mas que nos pertença; forma de fundar as próprias raízes no silêncio, na hospitalidade, na palavra e na troca." (21/09/2015)

Comentários