Tomato, potato

Esta semana iniciou-se o ano letivo na Universidade Aberta e esta tua amiga iniciou mais uma expedição por desconhecidos territórios do conhecimento (o meu desporto preferido). Desta vez, pelo território do Latim. Estás a imaginar a cara da técnica do Centro de Emprego, quando eu lhe perguntei se as propinas se poderiam enquadrar no programa de bolsas à formação?



- Formação em quê?
- Em Línguas, Literaturas e Culturas, Estudos Portugueses.
- Ai, duvido. Isso serve para quê?


(Pois, pois, as perguntas fundamentais!)


Apetecia-me responder-lhe que serve para fazer do mundo um lugar melhor, mas como não achei que a resposta me desse o direito à tal bolsa... vim embora a pensar que era bom que alguém traduzisse rapidamente o livro de Martha Nussbaum e o distribuísse gratuitamente a todos os decisores da área da educação no nosso país.



Not_for_profit


Felizmente que há boas notícias, pequenos esforços que se descolam das linhas orientadoras gerais, para ganho dos alunos e da cidadania. Como o caso do ensino de filosofia a crianças em Angra do Heroísmo. De certeza que desta sala de aula sairão futuros informáticos, engenheiros e gestores - não tenho nada contra isso, aliás, sou 100% pró-especialização e formação qualificada. Mas serão informáticos, engenheiros e gestores com uma especial capacidade para questionar, ousar, inovar e - a cereja no topo do bolo - compreender o outro. E não é mesmo disso que precisamos?


Acho que afinal vou voltar ao Centro de Emprego... :)


[youtube http://www.youtube.com/watch?v=S4qY22rR9tQ?wmode=transparent]

Comentários

  1. Mariana Ramalho Ortigao06/10/10, 20:07

    Marta, nao conhecia o livro e fiquei com imensa vontade de o ler! Vou ja a Amazon! Mas ja me ia esquecendo, vais mesmo aprender Latim? (estou num teclado sem accents!) eu eprendi latim durante dois meses, e depois desisti e fui para o teatro, tinha 14 anos. Hoje em dia tenho muita pena, quem sabe podemos a vir a ser colegas online:)

    ResponderEliminar
  2. Ana Marta Ramos06/10/10, 22:43

    É verdade, estou a dar os primeiros passos. Também já tinha tentado mas agora é de vez! Prometo contagiar-te...

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: