Banda sonora para um coração partido

1

Queridas Senhoras,

a Alice não gosta de filmes de amor. Mas hoje enganei-a bem. Segundo e último filme da Monstra 2015: Jack e a Mecânica do Coração, do francês Mathias Malzieu, também autor do livro que deu origem ao filme. E da banda sonora. A sessão contou com a presença do realizador/escritor/músico a apresentar este “sonho de infância” tornado realidade, uma das sete longas em competição nesta edição da Monstra.

Cenário da história: numa Edimburgo gelada, no final do séc. XIX, uma mulher dá a luz um menino que nasce no dia mais frio de sempre. A parteira/bruxa local salva-o, substituindo o seu coração de gelo por um relógio de cuco. Por fuga da mãe, cria-o depois como se fosse seu filho e vai repetindo as três regras sagradas: não tocar nos ponteiros do relógio, controlar as emoções e, muito importante, nunca se apaixonar.

Quando Jack completa 10 anos e desce pela primeira vez à cidade, o seu coração sofre o primeiro embate ao escutar o delicado canto de Acacia, uma menina tão suave e com um nariz tão pequeno que não se entende como respira.

Mecânico ou não, o coração de Jack foi atingido e ele nunca mais será o mesmo. De Edimburgo partirá para a Andaluzia em busca da sua amada, acompanhado pelo ilusionista e cineasta George Méliès, lui même.

Jack e a Mecânica do Coração tem um bocadinho de Moulin Rouge, muito de Tim Burton (coração mecânico ou mãos de tesoura, vai tudo dar ao mesmo) e vários videoclips, uns alucinantes, como a viagem no comboio fantasma, outros melancólicos, românticos, trágicos, negros. A banda sonora vai do rock ao flamenco e nunca num filme infantil gostei tanto dos momentos musicais.

2

Desconfio também que o filme não é infantil. Mas não digam nada à Alice. Além disso estava na programação da Monstrinha, não enganei ninguém. Só forcei um bocadinho, pronto.

Fiquem com Jack e Acacia:

https://www.youtube.com/watch?v=kJgDWhWmKV4

Beijinhos a todas,

Céu

P.S. Tive muita dificuldade em escolher as imagens porque são todas muito bonitas. Querem ver?

3

Comentários