As sugestões de Sofia Lourenço

As sugestões de… Sofia Lourenço*

Concerto

Noiserv, Uma palavra começada por N

20 Novembro | 21h | Teatro de Vila Real

O primeiro concerto de Noiserv a que assisti, foi no Teatro de Vila Real, algures em 2010, depois do lançamento do CD duplo One Hundred Miles From Thoughtlessness e A day in the day of the days, um objecto muito bonito com desenhos de Diana Mascarenhas e todas as letras em inglês.

Foi só mais tarde, na banda sonora do filme José e Pilar, que ouvi a voz de David Santos a cantar em português, na faixa Palco do tempo e gostei muito daquela sensação de intimidade entre o músico e a sua língua materna.

Esta sexta-feira apresenta o novo disco escrito inteiramente em português.

Livro

Os Vampiros, banda desenhada com argumento de Filipe Melo e arte de Juan Cavia

Edição belíssima da Tinta da China com capa e desenhos sobre fundo negro, onde o vermelho cor de sangue nos grita aos olhos.

«Guiné, Dezembro de 1972. Em plena guerra colonial (…) estes homens terão de confrontar sucessivos demónios – os da guerra e os que trouxeram consigo.»

Lugar

Mosteiro de São Martinho de Tibães, Braga

Terá sido no Outono de 1996 ou 97 que fui pela primeira vez ao Mosteiro de Tibães, para visitar uma das exposições de fotografia dos Encontros de Imagem de Braga. Lembro-me de percorrer os corredores longos das alas do antigo dormitório dos monges beneditinos, com o soalho em tábuas de madeira de castanho com uma largura e extensão como nunca tinha visto. Das janelas, via-se a zona rural envolvente ao mosteiro, que os mais curiosos podiam explorar até aos limites da cerca conventual. Ao longo dos anos, regresso a este Mosteiro sempre que tenho oportunidade, o edifício foi sofrendo obras de beneficiação necessárias e muitos espaços foram sendo recuperados, mas o espaço exterior mantém-se inalterado, mágico. As áreas de bosque criam uma atmosfera intimista, a lembrar Sintra, com muros cobertos de musgo, levadas e minas de água a criar uma humidade particular mesmo em dias de Verão quente. Contudo, o momento absolutamente inesquecível é encontrar numa clareira, um lago de desenho barroco, em forma de elipse, com um pinheiro-bravo e dois cedros dos Himalaias ao fundo, que nos apontam o olhar para o céu.

Entrevista

Paulo Pena

Jornalista e fundador do Investigate Europe, uma cooperativa europeia de jornalismo de investigação, fala sobre desinformação, fake news e o futuro do jornalismo. Podcast realizado por FUMAÇA: «órgão de comunicação social independente, progressista e dissidente que aposta no jornalismo de investigação em áudio, feito com profundidade e tempo para pensar.» Escutar aqui.


* Sofia Lourenço (Lisboa, 1976), arquitecta, atenta à actividade cultural desde que se lembra e mais recentemente aspirante a jornalista de investigação e agente da economia social. Vive em Vila Real há mais de 17 anos e gosta de pensar que conhece bem a região que descobriu e onde decidiu viver.

Comentários