As sugestões de... Manuel Neto

As sugestões de Manuel Neto*

Livro

A coleção Senhor dos Anéis

Li os livros quando tinha 15 anos. Foram livros que me marcaram pela sua capacidade de me entreter e de me fazerem viajar pelas terras mitológicas de Tolkien. Não são fáceis de ler, pois Tolkien escreve de uma maneira onde todas as descrições que faz tem muito sumo, por assim dizer, e é necessário estar com bastante atenção. Foram livros que criaram todo um género novo de ficção e que inspiraram escritores como George R.R. Martin e a sua agora famosa série do Game of Thrones. Cada vez mais penso (com alguma infelicidade) que os romances têm vindo cada vez mais a ser trocados por séries da Netflix. Aquela sensação de ler um livro num só dia, hoje foi trocado por ver uma temporada inteira de uma série de uma vez só. Sinto que todos tem a ganhar em ler este livro. 

Livro

1984 de George Orwell

Este foi um livro que me deu uma nova perspectiva sobre como olhar para o mundo, especialmente no mundo de hoje. O romance passa-se num mundo fictício onde o "Big Brother" está sempre presente a ouvir, ver e controlar todos os indivíduos. George Orwell demonstra os perigos não só de um governo autoritário e opressivo, mas também do perigo da censura e da falta de diálogo livre e honesto na sociedade. A meu ver, vivemos numa sociedade onde cada vez mais a nossa privacidade é violada e onde existe menos diálogo sobre os temas da atualidade. Penso que este livro proporciona uma perspectiva muito interessante, ainda mais numa altura onde somos forçados a voltar a limitar as nossas vidas.

Álbum

Ride The Lightning, Metallica

Por último, escolhi o álbum musical Ride The Lightning dos Metallica. Joguei Rugby durante toda a minha infância e adolescência, e este era o principal álbum que ouvia antes de todos os jogos. A energia com que tocam e o impacto que a música tem para o ouvinte, fazem dos Metallica verdadeiramente únicos na minha opinião. Espero um dia num futuro próximo, depois de tudo isto do Covid desaparecer, poder ter a experiência de os ver tocar ao vivo. 

*Manuel Neto é um dos três membros do podcast Prōfectus. Tem 22 anos e estuda Gestão em Inglaterra. 


Comentários