Muitos parabéns, querida Marta! Hoje não fazes anos, fazes aninhos :)



Bom dia minha querida Marta,

para esta ocasião tão especial lembrei-me de te dedicar uma crónica muito engraçada do Miguel Esteves Cardoso, daquelas mais antigas e preciosas. Ora acontece que não consigo encontrar o texto na internet. E não tive tempo de ir folhear os volumes que estão religiosamente guardados no sótão dos meus pais para o localizar.

Salvo erro, estará no volume “Os Meus Problemas” e o título, pela lógica, deve ser “O problema da idade”. Nela, explica o MEC que estas coisas da idade se dividem em inhos/as e oões/onas. Nos primeiros cinco anos de cada década somos sempre inhos, frescos e airosos. Nos últimos cinco começamos a acusar o peso da soma das unidades e, ai, ai, só uma década a estrear nos poderá devolver a frescura.

Por isso, após esta introdução e antes de mais, MUITOS PARABÉNS, QUERIDA MARTA! Começas hoje uma década novinha em folha, és uma inha, uma quarentinha toda giraça e bem-dispostinha (quando fazemos aninhos podemos falar assim porque somos novinhos e levezinhos). As trintonas invejam-te, já não podem suportar o peso daqueles 37, 38, 39! Nada como um zero à direita para começar de novo, a fervilhar de ideias (esta aplica-se especialmente a ti).

Estamos super, super curiosas! O que andas tu a preparar para celebrar os teus gloriosos 40 anos?

Um grande abraço desta trintona quase, quase a apanhar-te,

Céu

P.S. Acabo de encontrar um excerto do texto!

"Em boa verdade, a juventude e a velhice devem medir-se segundo a teoria científica dos Inhos e dos Ões, internacionalmente conhecida, mas ainda pouco divulgada em Portugal. Esta teoria divide cada década em dois lustros – o primeiro que vai dos 0 aos 4 e o segundo dos 5 aos 9. O primeiro lustro é sempre um lustro de juventude, enquanto o segundo, que é um lustro mais baço e mal puxado, é sempre um lustro de velhice. Assim, um vintinho é alguém com 20, 21, 22, 23 ou 24 anos e uma quarentona é alguém com 45, 46, 47, 48 ou 49 anos. Já que os inhos são por definição mais jovens que os ões, conclui-se que uma trintinha é sempre mais nova que uma vintona. De facto, uma mulher com 28 ou 29 anos já se arrasta um pouco com a soma daqueles anos todos em cima (2+9=11), comparado com a frescura toda "mais uma década, mais uma voltinha" de uma rapariga de 30 (3+0=3). Também um trintinho, bem disposto e arranjado, é sempre mais leve que um vintão neurótico, até porque o primeiro sente-se o mais novo do seu grupo etário enquanto o segundo se sente o mais velho.
Esta teoria também é animadora para os Ões e para as Onas, porque sabem que dentro em breve, num máximo de 5 anos, serão Inhos e Inhas outra vez. Imagine-se a alegria do vintão de 29 anos a dizer "Amanhã faço anos!". Faz aninhos. Não há nada melhor que fazer aninhos.» Miguel Esteves Cardoso

Comentários

  1. Parabéns lindona!!! Que tenhas um dia muito feliz e cheio de mimos...

    e Maria do Céu, sempre que podes falas do teu MEC. Acho uma delícia :))

    Senhoras, temos sorte, não temos? De existirmos, de escrevermos, de amar, de sentir, de ouvir, de ler... Just sharing e cheia de saudades de todas.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: