Hoje é o dia

1470402_10151822973052638_1860554229_n

Queridas Senhoras,

tal como tinha contado aqui, a prenda de aniversário da Alice foi um bilhete para a sua amada Kidzania. Hoje foi o dia. Acreditem ou não estou a escrever-vos do salão de pais da Kidzania. Depois de alguns percalços (que têm a ver sobretudo com a minha falta de jeito para grandes superfícies, acesso rodoviário às mesmas, parques subterrâneos, etc.), lá conseguimos entrar e começar a nossa aventura na cidade das crianças.

Vou ser sincera e dar a mão à palmatória no que tiver de ser. Apesar do ambiente "Truman Show", da sensação de paredes falsas, tectos falsos e de simulacro dentro do simulacro (estamos dentro de uma imitação de cidade dentro de um centro comercial gigantesco construído de forma a parecer arejado e "saudável"), apesar de tudo isso, as crianças divertem-se loucamente. E olhem que aqui no salão dos pais não se está nada mal, o sítio é muito civilizado e à prova de fantochada, para quem não estiver para isso.

Até agora, a Alice já foi ao banco levantar dinheiro, fez cereais da fábrica da Chocapic, sumos na Compal, pintou paredes numa obra e unhas num salão de beleza. Foi guia turística e falou ao microfone no autocarro da Barraqueiro que faz o tour na cidade. Já dançou na discoteca e apanhou o avião. Ainda não vi o centro de emprego mas há um sector de Emigração.

No hospital, o bloco operatório estava parado (o cirurgião teve que sair de emergência) mas a maternidade estava a funcionar em pleno e a Alice prestou toda a assistência necessária aos recém-nascidos no berçário.

Foi à Escola de Condução tirar a carta e conduziu um carro de corrida na pista de Fórmula 1. Entrou na Academia de Polícia, obteve o diploma e andou com a farda da PSP a fazer patrulha. Falta-lhe ser bombeira, electricista da EDP e funcionária dos CTT. Não sei se privatizados ou não.

O cenário Truman Show é reforçado pelo facto de estar um bocado escuro. Dizem-nos sempre boa-noite. Ficámos a saber que aqui é sempre de noite por uma razão: normalmente as crianças não saem à noite, muito menos sozinhas. Aqui não são crianças, são senhoras e senhores, e é de noite que fazem tudo. Ou seja, trabalham e consomem.

Há um mini-Continente para fazer as compras e é estranho ver os pais a tirar fotos dos meninos (perdão, dos senhores) a encherem os carrinhos e a passar as compras na caixa. Mas tenho de reconhecer que há muita coisa interessante para fazer, está tudo bem organizado e para as crianças é um dia extraordinário.

E ainda não vos falei do Estúdio de Magia, da Escola de Pintura, da Universidade e do Teatro Nacional da Kidzania. Agora reparo: falta um hotel! É numa falha ou não? A vertente turística parece-me pouco desenvolvida. Talvez a Kidzania precise de consultoria neste aspecto.

Resto de bom domingo, beijinhos a todas,

Céu

Comentários