Os leitores falam às Senhoras: Rita Fazenda (agente literária e consultora editorial)


Fotografia: Vitorino Coragem

Queridas Senhoras,

a nossa convidada de hoje tem uma longa experiência no mundo editorial, tendo passado por editoras como a Objectiva e a Marcador. Apresenta-se agora com um projecto em nome próprio, a StorySpell, que tem como assinatura «Pessoas e Palavras Extraordinárias». Rita Fazenda é agente literária e de talento, métier que envolve o acompanhamento de autores, desde a leitura do manuscrito até à procura de editora para publicação, o agenciamento e a consultoria editorial em diversos domínios.

1. O que está a ler neste momento?

Neste momento além de manuscritos de autores anónimos que gostavam de vir a ser publicados, comecei a ler ontem A Resistência de Júlian Fuks, que aproveitei para ir comprar na Feira do Livro de Lisboa.

2. O que leu antes e o que vai ler a seguir?

O que vou ler a seguir depende muito do meu trabalho (como agente literária) e de como me sinto, pois poderá apetecer-me ler ficção ou não ficção, sou especialmente apaixonada por biografias. Antes terminei de (re)ler Amor Liquido de Zygmunt Bauman.

3. Conte-nos uma memória de infância relacionada com livros

Ainda há pouco falava com uma autora sobre que livro que me tinha marcado em miúda e sem dúvida que foi a Fada Oriana ainda hoje é uma referência e volto a ele sempre que me apetece contemplar a beleza da escrita da autora.

4. Que livros marcaram a sua adolescência?

Tendo algumas influências estrangeiras na família, As Crónicas de Nárnia foram um descobrir de histórias fantásticas, que depressa começaram a ajudar-me a dar-me o salto para a não ficção com coisas tão variadas como O Mundo de Sofia ou Bonjour Tristesse.

5. Um local público onde goste de ler

Eu na verdade leio em qualquer lado, às vezes até a andar na rua, correndo o risco de não correr bem a proeza.

6. O seu recanto preferido de leitura (em casa)

Tenho dois sofás que pertenceram à minha avó que coloquei estrategicamente junto à estante de livros e onde passo muitas horas a ler.

7. Uma biblioteca importante para si

A biblioteca que mais me marcou, foi na minha terra natal, pois ao crescer num sitio pequeno no Alentejo a biblioteca era um sítio muito importante, é ainda hoje gerida pela Fundação Gulbenkian na vila de Redondo.

8. As livrarias que costuma visitar

Em Lisboa a livraria que mais gosto é a Ler Devagar, mas sempre que viajo entro em todas as livrarias que encontre. Gosto especialmente de La Central em Madrid.

9. Uma editora de que goste particularmente

Gosto da Vintage Books e da Quirk cada uma por motivos diferentes. Uma por editar os grandes clássicos e autores de referência e a outra pela irreverência e pela originalidade. Gosto também bastante de uma editora espanhola a Blackiebooks, pelo cuidado nas edições e pelo catálogo que publica.

10. Que livros gostaria de reler?

Releio livros com alguma regularidade, mas aquele a que volto sempre é Alice Do Outro Lado do Espelho.

11. Que livros está a guardar para ler na velhice?

Nunca guardo nada para fazer, faço na altura que me apetece fazer. 

12. Acessórios de leitura que não dispensa

Tenho poucos acessórios que utilizo para ler, inclusive marcadores, utilizo até talões de compras. 

13. E se um livro não prende, põe-se de lado ou insiste-se?

Normalmente leio pelo menos até à página 30 se depois realmente não me prender não insisto. 

14. Costuma ler sobre livros? Quais são as suas fontes?

Leio sobre livros, pois faz parte do meu trabalho, mas também porque sou bastante curiosa e gosto de saber um pouco de tudo o que vai acontecendo. As fontes podem ser várias, para dar alguns exemplos: The Guardian, Publishers Weekly, PlublishNews, o BrainpicksMedium

15. Uma citação inesquecível que queira dedicar às Senhoras da Nossa Idade

"No fundo sabemos que o outro lado de todo o medo é a liberdade." Marilyn Ferguson






Beijinhos a todas,

Céu

Comentários