Arqueóloga por um dia

Queridas Senhoras,

No sábado fui com a Alice à Festa da Arqueologia no Museu do Carmo. Foi das coisas mais giras que já fizemos e uma novidade absoluta.

Podem não acreditar mas a Alice fez 12-doze-12 coisas diferentes:

- pinturas tribais na face

- um pote em barro

- um colar de conchas

- escavações arqueológicas (na terra)

- escavações arqueológicas (na água)

- gravações geométricas na pedra

- pinturas rupestres de animais numa pedra

- restauro de uma ânfora

- tecelagem num tear manual


- um puzzle de reconstituição de materiais

- desenho de achados arqueológicos

- identificação de pedras antigas e notações num caderno de arqueólogo (!)

Todas estas actividades foram desenvolvidas com diferentes instituições presentes na festa, entre as quais museus, universidades, centros de arqueologia, etc.

Ficámos a conhecer, por exemplo, o Centro de Arqueologia de Almada (foi com eles que restaurámos uma ânfora e por pouco não causámos um incidente que iria exigir o restauro de outras tantas...) que irá promover o Dia da Criança Pré-Histórica (giro!) e organiza festas de aniversário em campos arqueológicos.


Apesar de ter normalmente acesso a muita informação, confesso que tudo isto foi para mim uma grande novidade. Fiquei com vontade de explorar melhor o assunto e ficar atenta a mais iniciativas do género.

Em parceria com o Serviço Educativo do Museu do Carmo trabalha a Atalaia Plural que desenvolve o projecto de ateliês de arqueologia Pequenos Arqueólogos.

E é bem verdade que santos à porta de casa não fazem milagres pois confesso também que não conhecia a Associação de Arqueologia da Amadora nem o Clã de Carenque que faz recriações históricas do Neolítico.

Não vos quero maçar mais mas que o dia foi uma pedra, lá isso foi!

E nas vossas cidades, têm onde pôr os miúdos a escavar?







Boa semana para todas, beijinhos

Céu

Comentários

  1. Que espectáculo! A Alice nunca mais se vai esquecer desse dia (e já vi que a mãe também não!) Quanto às nossas cidades, tenho uma palavra para ti: Conímbriga!!! :)

    Beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  2. Eu não sou grande fã da pré história,confesso ! Tenho uma certa alergia ao Paleolítico,ao Neolítico ,mas se os achados forem romanos,já acho mais piada!!Conímbriga é muito giro,já visitei com os miúdos,mas nunca fizemos actividades!
    Aqui no Porto,não sei onde se pode escavar,mas vou investigar!

    ResponderEliminar
  3. Que inveja Alice e Céu!! Adoro Pedras:))Queria ser Arqueóloga em pequena, entre outras mais 20 profissões . Eu e o Pedro nao perdemos um "pedragulho" por todos os países e sítios por onde viajámos ... mas confesso que com as crianças ainda nao me aventurei por essas paragens!

    ResponderEliminar
  4. Está explicado Mariana, é por isso que desencantas tantos achados, é o teu espírito de arqueóloga :)

    ResponderEliminar
  5. Carla Sofia08/05/12, 11:23

    Também fomos e adoramos a minha filha de 6 anos também adorou fazer as actividades, só não fez a escavação na agua, estava encantada por fazer coisas diferentes e claro trouxe para casa as coisas que fez, é bom fazerem estas actividades para as crianças.
    Bom dia !!

    ResponderEliminar
  6. Olá Carla, muito obrigada pela participação!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: