Comboios e livros



Queridas Senhoras,

Ando todos os dias de comboio e vou quase sempre a ler. Leio muitos livros assim, aproveitando os trajectos, os tempos de espera na estação e os imprevistos. Sigo aquela regra de andar sempre com um livro ou, no mínimo, uma revista para não ser apanhada desprevenida numa fila ou noutro compasso de espera (fila do supermercado incluída).

O comboio e a estação são os meus locais preferidos para ler. Mais até do que a cama, antes de dormir, que vem em segundo lugar. Comboios e estações combinam com livros, são lugares com carga literária e cinematográfica.

Há muitas histórias passadas em comboios. E as estações, como lugares de passagem, cruzamento, encontros e desencontros, são o cenário perfeito para o adensar de muitos enredos. Perseguições, enganos, fugas, intrigas internacionais…(sem querer, passei dos livros para o cinema, já só estou a pensar em Hitchcock: North by Northwest, Strangers on a train, The Lady Vanishes...).

Mas regressando aos livros: como é que não se tira maior partido desta relação tão directa entre a literatura e as viagens de comboio? Antes de ter pesquisado para escrever este post, ocorreu-me que as editoras podiam lançar mini-livros, para distribuir nos comboios, com os primeiros capítulos de uma obra. Seria um estímulo à leitura e uma forma de promoção.

Fui então pesquisar para ver o que havia nesta matéria e dei logo com esta notícia recente: Espanha – primeiros capítulos de livros nos comboios.

Neste caso não se trata de livros físicos mas sim de códigos de barras que permitem fazer o download para o telemóvel. Como sou pouco dada tecnologias, não fiquei muito entusiasmada mas é uma óptima ideia.

No entanto, gostei mais da London Book Swap, uma campanha em curso para criar um sistema de partilha de livros nas estações de metro e de comboio de Londres. É um conceito próximo ao famoso Bookcrossing mas baseado na rede de transportes.

Na estação de Wimbledon, uma das pioneiras, um cartaz resume bem o espírito:

Never be bored on a train journey again!

Nunca!

Por cá, continuamos a ver passar os comboios...







Bom fim-de-semana, boas viagens e boas leituras!

Céu

P.S. A canção veio deste artigo acerca das melhores músicas sobre comboios :)

Comentários

  1. Bom dia, Céu!Estava aqui a pensar que devíamos fazer um bookcrossing das Senhoras... se bem que, dadas as distâncias, era bem mais simples com e-books! Bem, mas enquanto não abraço essa tecnologia, não queres trocar uns livros comigo de vez em quando? Será que compensa, enviar por correio? Vou averiguar. :)

    ResponderEliminar
  2. Boa ideia :) Queres O teu rosto...?

    ResponderEliminar
  3. Sim, e os imperfeccionistas. E tenho dois mega bons para te emprestar!

    ResponderEliminar
  4. A minha biblioteca pessoal chama-se Sandra Catarino !!!

    ResponderEliminar
  5. Os Imperfeccionistas é muito bom, sim. O que tens para mim, Marta? Diz-me! Susana, que novidades trouxe a mana da Feira?

    ResponderEliminar
  6. Isso já me aconteceu. Há cerca de um ano, no Alfa, distribuiam um minilivro com os primeiros capítulo de 4 livros. Na altrua apanhei "Comprometida" e outros 3 que não me lembro. Adorei a ideia, mas nunca mais encontri - era da wook...
    Bjs e obrigada pela companhia e por escreverem sobre o que eu penso :-)

    ResponderEliminar
  7. Isso já me aconteceu. Há cerca de um ano, no Alfa, distribuiam um minilivro com os primeiros capítulo de 4 livros. Na altrua apanhei "Comprometida" e outros 3 que não me lembro. Adorei a ideia, mas nunca mais encontri - era da wook... Olhem, encontrei uma notícia sobre isto (já antiga...) http://www.portoeditora.pt/imprensa/noticia/ver/wook_ler_no_Alfa_Pendular?id=1081

    Bjs e obrigada pela companhia e por escreverem sobre o que eu penso :-)

    ResponderEliminar
  8. Olá Ângela, muito obrigada. Não tinha conhecimento desta iniciativa! Esperemos que os minilivos regressem aos comboios e não só aos Alfas mas também nas viagens urbanas. obrigada pelo contributo, um beijinho

    ResponderEliminar
  9. Olá Ângela :) Bem-vinda à nossa casa nova! Beijinhos!!!

    ResponderEliminar
  10. [...] mais um dia sem vos transmitir o quanto gostei da primeira obra que me chegou às mãos através da troca de livros das Senhoras. De facto, não poderia ter começado melhor. Agradeço muitíssimo à Marta ter-me [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: