O 1º ritual de Verão

[caption id="attachment_1232" align="aligncenter" width="225"] Foto: Sardinhas Festas de Lisboa' 12 (sardinha da autoria de Mário Pardal Monteiro Belém)[/caption]


Olá Senhoras,

Parece que chegou o Verão. Hoje comemos sardinhas e nada sabe tanto a Verão como isso.

Tudo começou quando passámos pela praça de manhã, eu e a Alice (“que cheirinho, mãe, cheira a peixinho”). Comprámos fruta para uma merenda matinal e um pedaço de broa de milho que me fez psstt. O senhor que ma vendeu  (e que me aliciou, para outra vez, com “uma alheira mesmo boa que eu faço lá em Lamego”) disse que aquela broa estava mesmo a pedir uma sardinha em cima. E que parecia que já as havia boas, tinha ele ouvido ao Miguel do peixe.

Não foi preciso mais. Toca a ir encomendar sardinha (e carapau, que a Alice adora) ao restaurante, comprar pimento para assar e juntar à salada caseira. A Alice a deliciar-se com o cheiro do peixinho, agora grelhado, a querer enfiar o nariz no saco de pura gula.

Se calhar é cedo ainda (as sardinhas estavam boas mas ainda um pouco secas) mas iniciámos o ritual. Dos dias mais compridos, da possibilidade de dar uma volta à noite com os miúdos, da maior leveza e despreocupação com que se vive no Verão.

É isso. Sardinhas com broa e salada de pimentos têm sabor a despreocupação. É por isso que gostamos tanto.

Nêsperas ainda não comprei (só vi das espanholas). Cereja havia hoje da portuguesa, na praça, mas era muito cara. Caracóis ainda não provei mas já vi que andam aí nas tascas.

De qualquer forma, não é bom esgotar todos estes prazeres de uma vez. As sardinhas cumpriram muito bem o seu papel de dar as boas-vindas ao Verão.

Com este almoço (e uma tosquia antes, fui cortar o cabelo :)), sinto um pouco dessa leveza e despreocupação estival.







Bom fim-de-semana, beijinhos

Céu

Comentários

  1. Eu já apanhei nêsperas!!! Nunca me souberam tão bem como este ano e agora percebo porquê: porque foi o meu 1º ritual de verão :)
    Obrigada por me lembrares das cerejas. A directora da creche do Francisco é do Fundão e vai lá muitas vezes, tenho que lhe "encomendar" uma, das "a sério"...
    Ai que a Mariana vai ficar cheia de inveja... E daí, talvez não ;)

    ResponderEliminar
  2. Sardinhas,não obrigado! Não gosto,mas se for uma dourada grelhada pelo meu pai,adoro!!
    Temo é que este Verão seja muito curto,as previsões para a próxima semana já falam em chuva !
    Ontem no Urban Market,que tem estado a ser uma experiência muito gira,provei uma bôla de alheira e espinafres simplesmente deliciosa!
    Os responsáveis por esta iguaria e outras,é o projecto Oliva - www.olivaeco.com
    E Marta,por estas bandas podes sempre dizer magnórios !!

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: