10 tópicos do curso de prof. de yoga para crianças para aplicar à vida em geral

62369_136694573043264_2827352_n

Queridas Senhoras,

hoje estou um bocado abananada, efeito de três dias de curso. Ainda assim, e para não deixar arrefecer o tema, aqui vão 10 tópicos que resumem o essencial do que retive desta experiência. Fiz o exercício para mim, para perceber o que mais me marcou e, claro, para partilhar convosco e tentar explicar um pouco o que andámos ali a fazer.

Sem surpresa, verifiquei que todos estes pontos se podem aplicar a muito mais do que aulas de yoga. Vou indicá-los pela ordem em que me ocorreram, sem preocupação especial com a hierarquia de importância.

1 - Cria a tua própria aula utilizando as tuas vivências, experiências e conhecimentos anteriores
No yoga para crianças podemos recorrer basicamente a tudo (jogos, música, dança, pintura, cozinha). Posso trazer um conto, um poema, um filme, um passeio por Lisboa. A diferença que podemos fazer, o que vai tornar a nossa aula (quem diz aula diz outra coisa qualquer) única, é a nossa história pessoal.

2 - Diverte-te!
Esta é uma das minhas preferidas. E decididamente aplica-se a tudo. Como dizia a Mariana num post aqui há tempos, isto é suposto ser divertido. "Isto" é uma aula de yoga, uma refeição em família, um casamento, um projecto no trabalho.

3 - Não discutas com as crianças
Esta é daquelas que os pais vão aprendendo à sua própria custa. Não adianta comprar guerras com eles. Puxar cada um para seu lado só leva a choros e berros. Mais vale desviar as atenções e conduzir habilmente as coisas por outro caminho.

4 - Há regras que são de ouro
Esta está directamente dependente do ponto anterior. Não discutimos mas há princípios invioláveis. Como nunca bater, nunca ser violento (idealmente nunca gritar mas já não vou tão longe).

5 - Cooperar em vez de competir
Esta é um descanso. Uf. Que bom encontrar um lugar onde não estamos a ver quem chega primeiro, quem é melhor, mais inteligente, mais bonito.

6 - Trabalha com o que tens
Esta é muito boa, é outra das favoritas. As condições nunca são as ideais. Para acabar aquele trabalho, marcar um jantar, arrancar com a tal ideia espectacular, ter um filho. Claro que podemos ficar eternamente a dizer que não é a altura certa. Ou avançar com o que temos e dar o nosso melhor.

7 - Sê flexível e adaptável
Esta refere-se a muito mais do que as posturas do yoga. Ser flexível é ter um plano muito organizado e bem delineado e estar preparado para mandar tudo às urtigas se isso for o melhor para todos.

8 - Faz com que cada pessoa se sinta importante e especial
É tão simples olhar nos olhos, tratar a pessoa pelo nome, perguntar como é que ela se sente hoje. É muito simples mas quantas vezes nos esquecemos de o fazer?

9 - Dar e receber
A professora aconselhou-nos a não insistir muito nas aulas gratuitas. Mais vale cobrar um valor simbólico ou receber alguma coisa em troca, em géneros ou serviços. Porque isso cria um fluxo positivo de trocas e ajuda a energia a circular.

10 - The wisdom of the crowd
Esta não é a formulação que vem no manual da Rainbow Kids nem é uma expressão que tenha sido utilizada pela Cayetana (a nossa professora). Mas o sentido é o mesmo. A frase é do prof. Al Filreis e ouvimo-la várias vezes o ano passado no nosso curso de poesia. Da aparente confusão e dispersão do grupo pode nascer a harmonia e a clareza.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. [...] se inscreveu na sua escola, a Céu saiu de lá muito mais rica com as suas conclusões que partilho aqui e eu saí de lá muito mais leve porque tive um momento extraordinário de [...]

    ResponderEliminar
  2. Que texto mais lindo e inspirador. ameeeeeeeiiiiii <3 obrigada pela partilha, acho que o que todos precisamos é de textos como estes que nos façam refletir de verdade.

    ResponderEliminar
  3. Cristina Simões09/10/13, 15:47

    Querida, gostei do teu artigo e concordo com o que escreves, aliás nem podería ser de outra forma já que a tua inspiração foi a minha.

    Beijo da "mamã"
    Jeah!!!!!!

    ResponderEliminar
  4. [...] 10 tópicos do curso de prof. de yoga para crianças para aplicar à vida em geral [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: