15 minutos - II

 

Portraits

Queridas Senhoras,

acabei de aproveitar 15 minutos para estudar a programação do Doclisboa. É certo que muitas vezes me fico apenas pela programação. De qualquer forma, do que consegui apreender num quarto de hora, de um programa muito denso, aqui ficam três escolhas / sugestões que me interessaram:

Vida Activa, Susana Nobre
O programa educativo Novas Oportunidades centrava-se na certificação académica de adultos que deixaram a escola cedo. O programa encorajava os alunos a reelaborarem e reinterpretarem a sua "experiência de vida", levando os trabalhadores a reflectir nas suas condições de trabalho e origens. Uma reflexão sobre o trabalho no mundo contemporâneo.
http://www.doclisboa.org/2013/pt/edicao/programadetalhe/2814

(Interessou-me pelo conhecimento que tenho do universo das Novas Oportunidades, através da minha irmã, que trabalhou nesta área e tem muitas histórias para contar.)

Les Portraits, de Alain Cavalier
Série de filmes sobre ofícios manuais desempenhados por mulheres. Rodados num único dia, apenas com um operador de som e um operador de imagem, nada é acrescentado na montagem: os efeitos, os fundidos a preto ou o acompanhamento musical são feitos durante a rodagem. Os filmes acabam por constituir um auto-retrato do cineasta.
http://www.doclisboa.org/2013/pt/edicao/programadetalhe/3369

(Penso que deste todas iríamos gostar bastante.)

Children Playing, Kai Raisbeck
Um pequeno grupo de crianças faz-nos uma visita guiada à sua comunidade remota de Yakanarra, no estado da Austrália Ocidental, convidando-nos a ver como se divertem e brincam na sua terra.
http://www.doclisboa.org/2013/pt/actividades-pedagogicas/

(Não podia faltar uma escolha familiar.)

Beijinhos,

Céu

Comentários