Os factos da vida

birds-and-bees-pic

este post contém linguagem susceptível de infantilizar o leitor


Queridas Senhoras,

aqui há uns dias, o blogue Farmácia de Serviço publicou vários testemunhos de pais e mães a contar como lidaram com o momento em que os filhos lhes perguntaram “o que é o sexo?”.

A Alice ainda não fez directamente essa pergunta mas é claro que já veio várias vezes à baila o assunto de como nascem os bebés, etc. Ontem ela estava particularmente activa nas perguntas, abriu bastante o leque das questões, quis saber se era preciso ter marido para ter um bebé, falou dos homens que casam com outros homens (e das mulheres), andava ali de roda e eu pensei cá para mim “é hoje que isto chega a vias de facto”.

Resolvo então perguntar se, com tanta conversa, ela afinal já sabia como nascem mesmo os bebés. Ela disse que sim, nascem pelo pipi. Ok, mas como é que o bebé vai parar à barriga da mãe. “Ó mãe, eu já sei isso desde o 1º ano. Há uma sementinha que se junta a outra sementinha e faz o bebé.”

Será que vamos ficar por aqui? Resolvo dar mais um empurrão. “Mas como é que as sementinhas se juntam?” Silêncio. Tínhamos chegado a algum lado. Expliquei então que tudo começa com namoro e ela franziu logo o nariz. As pessoas que gostam uma da outra, que podem ou não ser casadas, namoram, dão beijos, abraços, festinhas e é assim que começa. Nariz cada vez mais franzido. “Mas como é que a sementinha entra na barriga da mãe?” Pela pilinha. Espanto. Incredulidade. Nojo. “Mas como? Estão de calças!”. Quando as pessoas namoram, depois vão-se despindo. “Que nojo!”.

Há muito tempo que não vejo novelas mas sei que a Alice as vê de vez em quando com a minha mãe por isso perguntei se ela não tinha visto já nas novelas e nos filmes como é que as pessoas namoram, a seguir a dar beijos vestidos, como se vê nos desenhos-animados, quando estão na cama por exemplo. “Não!”

Ora, apesar de não ver, sei bem que as novelas (e muitos filmes que dão à tarde) não poupam nas cenas de cama por isso acho que a Alice ignora convenientemente o que não lhe interessa. E faz-lhe confusão que esta coisa de fazer bebés envolva gente nua abraçada.

Com mais ou menos narizes franzidos, ontem avançamos mais um pouco na descoberta dos factos da vida.

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários