Arrumar as e-leituras

Feedly

Queridas Senhoras,

sobre arrumar os livros já pouco tenho a dizer. Depois de muitos anos de experiências, fiquei-me pelo método 'ordem alfabética por autor', separando a ficção da não-ficção.

Mas sobre arrumar as leituras, querendo com isto referir-me às leituras online, teria tanto para vos contar, não fosse a descoberta recente do Feedly. Aviso: este post é um bocado geek.

Dizia a Céu, ontem (salvo erro), que não sabia que o Malparado estava de novo em andamento. E eu pensei imediatamente: não sabias porque não usas o Feedly! Daí que tenha decidido partilhar convosco esta magnífica ferramenta, que meio mundo já usa e que parece mesmo cumprir as expectativas criadas por tamanha popularidade.

O print screen acima mostra a forma como vemos o nosso blogue no Feedly. Os posts são organizados cronologicamente, destacando-se, no topo, os três mais lidos. Podemos ler os textos completos nesta plataforma e, assim, uniformizar as coisas e escapar a formatos menos simpáticos. Mas há blogues nos quais eu faço questão de entrar, como os meus (que são quatro and counting) e, por exemplo, o Horas Extraordinárias, porque é mesmo muito bonito.

Antes de me ter convertido ao Feedly andei uns tempos a experimentar o Bloglovin', que tem, para aquilo de que eu preciso, muitas falhas. Por isso, assumo-me perante vós uma e-leitora feliz, com a sensação de casa-arrumada-e-tempo-poupado que tanto me agrada.

Vantagens do Feedly:

- Nunca mais perdemos nada
- Podemos guardar os textos que queremos ler mais tarde, se estivermos a consultá-lo só de passagem
- Podemos organizar os nossos sites e blogues preferidos atribuindo-lhes categorias, tantas quantas quisermos (o Bloglovin' só permite atribuir uma categoria por blogue, e como definir o Senhoras?)
- Reparem que refiro, no ponto anterior, blogues e sites: é outra das maravilhas do Feedly. Com o recurso a uma ferramenta simples, que nos cria um feed para qualquer site, podemos receber as actualizações como se de um blogue se tratasse (no Bloglovin', não). Eu uso o page2rss adicionado ao Chrome e basta clicar no ícone para juntar mais uma leitura boa à lista.
- Outra boa sugestão é adicionar, igualmente, o Feedly ao Chrome. Poupam-se cliques, e cliques são tempo.
- Para os smartphoners, claro, existe a aplicação respectiva e as leituras em andamento são muito intuitivas.

Acho que, por agora, está tudo. Experimentem e depois contem-me como correu. Boas e-leituras!

Beijinhos,

Marta

Comentários

  1. Eu açambarco tudo e uso o Feedly e o Bloglovin. O Feedly porque foi o "herdeiro natural" do Google Reader e o Bloglovin porque já o usava antes do Reader falecer (gosto tanto do termo falecer... not!!). Para o tipo de uso que dou - consulta-rápida-para-ver-as-novidades-antes-que-o-chefe-venha - o Bloglovin serve além de que tem uma newsletter enviada pela madrugada que me dá panos para muitas mangas quando chego ao escritório. Quanto ao Feedly, gosto que se abra quando abro o Chrome, mas o meu está tão desorganizado (porque herdou a má arrumação do Reader) que até tenho medo de lá ir. Tenho de lhe dedidcar um bocadinho a ver no que dá!

    ResponderEliminar
  2. Olá, Ana! Eu também usei os dois durante o período experimental, mas depois o Feedly convenceu-me. Claro que, se estiver desorganizado, não aproveitamos tanto as suas vantagens, mas não deixas de ter uma página de leituras simpáticas e que tu queres mesmo ler!
    Bem lembrado o pormenor do email, neste não temos. Mas confesso que não lhe ligava muito, também.
    Diz-me lá: vais aproveitar este pretexto para arrumar o teu Feedly? É um bocado como as secretárias, não é? :)

    ResponderEliminar
  3. Hehehehehe...... Ok, convenceste-me. Para além de ter de arrumar o meu blog - que deve estranhar a atenção toda que a dona lhe tem dado nestes últimos dias - vou dedicar-me a arrumar o Feedly no fim de semana. Depois dou noticias! (quem sabe em forma de post?) Bom fim de semana!

    ResponderEliminar
  4. Boas arrumações! :)

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: