
Queridas Senhoras,
este fim-de-semana a Alice assistiu ao seu primeiro filme legendado. Foi no Cinema São Jorge, no Festival Play. Uma ocasião em grande. Acho que é um momento marcante, para recordar e aposto que nunca nos vamos esquecer da Anina.

O filme é falado em espanhol, legendado em português e por baixo ainda se notavam, por vezes, as legendas em inglês. Foi um pouco confuso até para mim mas a Alice percebeu tudo e adorou a história da menina capicua (cujo nome pode ser lido de trás para a frente), aliás triplamente capicua: Anina Yatay Salas.
Achei o filme lindo, diverti-me e emocionei-me, e o facto de ser falado em espanhol também contribuiu para uma experiência diferente. A Alice estranhou e comentou que pensava que os filmes fossem todos em inglês. Ainda bem que existem os festivais de cinema! Contamos com o Play para o ano.
A seguir, e já que estávamos tão perto, resolvi mostrar-lhe a Cinemateca, a casa do cinema no seu belo e emblemático edifício no nº 39 da Barata Salgueiro, recheado de memórias antigas.
Tomei café no bar-restaurante 39 Degraus (onde também servem jantares, “a dinner you can’t refuse”) e disse à Alice para tentar descobrir um bilhete antigo do São Jorge na pequena exposição de bilhetes, programas e fotografias antigas, no átrio entre o café e a livraria. E lá estava ele, do tempo em que a mamã nem sequer era nascida.
Foi uma tarde maravilhosa.
Beijinhos a todas, boa semana,
Céu
[...] ano passado, na 1.ª edição do Play, conhecemos a Anina, que não mais esquecemos, e a Alice ficou espantada por descobrir que há filmes noutras línguas [...]
ResponderEliminar