Por um prato de lentilhas



Queridas Senhoras,

numa entrevista recente, um especialista em literatura fazia uma avaliação impiedosa aos “novos valores da literatura portuguesa". Um dos poucos que se safava era Valério Romão.

aqui falei sobre este escritor que foi um dos convidados do Clube Literário da Amadora. Uma coisa percebi mal tomei contacto com a escrita de VR: nunca estamos descansados. Não conseguimos pegar num livro dele e começar a lê-lo de forma ligeira ou displiscente. Simplesmente não é possível perante aquele tipo de linguagem, a crueza, a ironia, o embaraço, o constrangimento.

Como hoje é domingo, dia de almoçar em casa dos pais, pegue-se na descrição de um grupo de jovens casais com pretensões intelectuais e horror ao mainstream. Casa minúscula do Bairro Alto (ou Graça ou Sapadores ou talvez, por estes dias, Marvila e Xabregas), gosto por música e filmes independentes, muito vinho, tomate cherry, alguns charros.

«Esta gente tradicional, reunida entre pratos e copos, desfiando risos e chalaças sofisticadas, não sabia cozinhar quase nada do que os seus pais lhes tinham posto à mesa anos a fio. Com o advento da macrobiótica, do veganismo e das dietas saudáveis, o interesse dos comensais recaíra em temas lusitanamente heterodoxos, como as lentilhas ou os tomates cherry, casados um feta grego e doses generosas de manjericão. A cozinha tradicional, as tripas, o bacalhau com broa, eram coisa de fim-de-semana com os pais, intervalos de imersão no passado e na infância (...). Enquanto se entretinham a debulhar garrafas de vinho sob o pretexto de empurrar uma garfada de lentilhas ou um naco de pão com chévre, a conversa ia carambolando livremente entre a inexistência de Deus e a compossibilidade de uma ética cristã.»
Autismo, pp. 73-75 (Abysmo, 2012)

A cena termina, apropriadamente, com o grupo a adormecer no sofá embalado pelo existencialismo de um filme de Tarkovsky.

Não faz corar?

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

  1. [...] as nossas manias, as curgetes, as lentilhas, o tomate-cereja, o manjericão. O orgânico, o vegan, o biológico, o slow-food, os super-alimentos e 3000 artigos sobre o que [...]

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Conversem connosco: