Olá, eu sou a Céu e tenho 39 anos

ceu

  • O melhor e o pior


O melhor de chegar a esta idade é já não ter idade para aturar merdas, desculpem a expressão. Para o mês que vem faço 40 anos! Sou uma senhora de pleno direito!

O pior é, sem dúvida, que metade da vida já lá vai. Não me conformo que isto passe tão rápido.

  • As surpresas e as desilusões


A maior surpresa é que nada esteja adquirido, tudo tenha de ser conquistado dia a dia. Em cada dia tenho de arranjar calma e serenidade para lidar com os desafios de ser mulher, mãe, trabalhadora, etc.

Não tenho nenhuma grande desilusão a não ser esta: a vida não ser mais fluida e leve.

  • As conquistas e as perdas


Criar e manter a minha própria família é a grande conquista. Uma conquista partilhada com o meu companheiro de sempre. Não há dúvida que a melhor coisa que fizemos na vida foi ter juntado este núcleo de quatro pessoas: pai, mãe, filha, filho. Isto é um grande milagre.

Noutro nível, destaco como conquista importante ter começado a correr aos 37. E de um modo geral a persistência em relação ao exercício que me leva a chegar aos 40 no pico da minha actividade física (nunca antes fiz tanto exercício como agora!).

Não posso assinalar ainda nenhuma perda significativa pela chegada dos 40.

  • O que mudaria se pudesse, mas não posso; e o que mudaria se pudesse, e posso


Mudaria para o campo ou para a praia, para uma casa com quintal e horta, trabalharia mais tempo ao ar livre, em contacto com a natureza, estaria menos tempo enfiada no escritório em frente ao computador. Trabalharia menos horas (8 ou 9 é um exagero). Isto é o que não posso, ou é complicado, mudar.

O que posso mudar e tento todos os dias fazer aproximações nesse sentido é a minha maneira de encarar o stress e as dificuldades.

  • O meu grau de satisfação com a minha rotina diária, de 0 a 10


Quem me ouvir queixar tanto do dia-a-dia, pode pensar que detesto a minha rotina diária mas na verdade não… Em geral o meu grau de satisfação andará pelos 8. Na verdade, se reduzisse o horário de trabalho não teria do que me queixar pois as coisas seriam mais equilibradas. Sendo como são, ando literalmente a correr de tarefa em tarefa. Mas gosto das pequenas rotinas que me preenchem e orientam os dias, da a corrida matinal à história para adormecer, do yoga à hora de almoço à cerveja que abro quando chego a casa e aos momentos em que acendo os cigarros que (ainda) fumo.

  • Recados para mim aos 20


- Viaja e passeia mais! Não estejas para aí a pensar que esse bem-bom dura para sempre! Aproveita tudo o que puderes!

- Esquece o curso de Relações Internacionais, é só uma moda passageira que não vai levar a lado nenhum. Perde um ano, perde dois (vai viajar) e vai estudar Literatura. A sério.

  • Votos para mim aos 50


- Que tenha conseguido dar aos meus filhos o ambiente de segurança e liberdade que os meus pais me deram a mim. Que eles tenham crescido felizes, saudáveis e confiantes.

- Que eu esteja mais calma e serena, finalmente a caminho da sabedoria e da luz.

- Que tenha mais tempo para namorar, sair e passear.

- Que continue na corrida, no yoga, nas caminhadas, que regresse à piscina e que experimente outras actividades.

- Que toda a família e amigos estejam reunidos para uma grande festa de aniversário. Aos 40 não vai haver festa mas prometo que aos 50 sim.

..........................................................


Para participar no nosso questionário 'Ter 40', basta enviar as respostas por email. Saibam mais aqui. Até já.

Céu

Comentários