Os livreiros falam às Senhoras: Livraria Solidária de Carnide



Queridas Senhoras,

hoje conhecemos uma livraria diferente, inaugurada há menos de um mês no bairro popular de Carnide. Uma vivenda com pátio exterior acolhe este projecto cultural que pretende desenvolver várias iniciativas relacionadas com o livro, nomeadamente a leitura ao domicílio (para idosos e outros casos de dificuldade no acesso ao prazer dos livros e da leitura). Paulo Quaresma conta-nos um pouco mais sobre o projecto.


1. Quando e como se tornou livreiro?

A Livraria Solidária de Carnide é um projecto colectivo e não individual. É uma ideia da Boutique da Cultura, uma associação cultural sem fins lucrativos que se juntou a outras duas associações: Crescer a Cores e Azimute Radical. No âmbito de um apoio através do programa BIP-ZIP da Câmara Municipal de Lisboa demos uma nova vida a um imóvel propriedade da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa. A Livraria Solidária de Carnide é muito recente. Abrimos as portas no passado dia 23 de Fevereiro.

2. Para si, o que é um livreiro?

Um livreiro é um "herói". Abrir hoje uma livraria é um acto de coragem e de resistência.

3. Como caracteriza a sua livraria?

Na Livraria Solidária de Carnide é possível encontrar todo o tipo de livros, em língua portuguesa ou estrangeira. Livros novos ou já lidos. Todos os livros que se encontram na Livraria Solidária são doados por particulares ou instituições. E todos estão à venda a preços acessíveis, de 1 a 5 euros no máximo. E as receitas das vendas desta livraria revertem na totalidade para projectos culturais e sociais.

4. Qual entende ser o papel das livrarias independentes nos bairros, vilas e cidades?

Um papel fundamental. A nossa livraria, mesmo com poucos dias de existência, já está a contribuir para a coesão da comunidade e para ajudar a mudar a vida da rua e do bairro onde está inserida. É um espaço de encontro, de cultura, de vida comunitária.

5. Quais são os principais clientes da sua livraria e o que procuram?

Todos podem ser clientes, independentemente da sua área de residência. As pessoas que nos visitam procuram encontrar livros a preços muito acessíveis.

6. Em sua opinião, o que pode contribuir para formar mais e melhores leitores?

Um outro modelo de apoio ao livro e uma nova estratégia de promoção da leitura.


A Livraria Solidária de Carnide encontra-se na Rua General Henriques Carvalho, 3, em Carnide, mesmo em frente ao edificio sede da Junta de Freguesia de Carnide e nas traseiras da Igreja da Luz. Funciona de 2ª a 6ª feira das 14h30 às 19h30 e ao primeiro sábado de cada mês também dentro desse horário. Podem contactar-nos através do email: livraria@boutiquedacultura.pt.



Beijinhos a todas,

Céu

Comentários