Polémicas literárias

1507-1

Queridas Senhoras,

não sou muito de acompanhar polémicas no facebook mas ontem comecei a seguir uma que me está a incomodar. Não me sinto capaz de abarcar o assunto na sua totalidade mas penso que a Marta, caso tenha disponibilidade para mergulhar nos factos, poderá lançar a luz e alcançar a síntese.

Os factos são estes: o José Mário Silva escreveu uma crítica no Expresso sobre o novo livro de poesia de Luís Quintais (confesso que não conhecia este autor, falha minha pois entretanto percebi que é considerado um grande poeta). O autor não gostou da crítica, achou que era um texto “preguiçoso” e exprimiu esta opinião no facebook em termos, no mínimo, deselegantes.

O José Mário Silva respondeu com muita classe, a meu ver, a essa deselegância. Reiterou as palavras elogiosas e disse que o importante é ler o livro. Deu-se mesmo ao trabalho de responder a um comentário meu que dizia, tolamente, “não sei quem é o Luís Quintais e acho que já não quero saber”. Resposta dele: “O Luís Quintais é um grande poeta. O que diz no facebook não interessa. O que escreve nos livros é que importa. Não deixem de o ler por causa deste fait divers.”

Aqui podem ver o post inicial do Luís Quintais. E aqui a resposta do José Mário Silva.

O que me incomoda:

.a grosseria com que as pessoas se tratam no facebook;

.o tom de queixume irritado de alguns autores por não receberem a atenção a que acham que têm direito, a crítica devida, o espaço merecido;

.a maledicência em geral que vou notando nestas polémicas do meio literário (certamente que as haverá em todos os meios, mas este é o que tenho tendência a acompanhar).

Marta, se tiveres paciência, explicas-me por que é que estou irritada com isto?

Beijinhos a todas,

Céu

Comentários

Enviar um comentário

Conversem connosco: